Requisitos
- 9.º ano completo ou frequência do secundário
- Idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar)
- Disponibilidade para frequentar o curso em horário laboral
As Escolas Profissionais foram criadas em 1989 como uma nova alternativa para os jovens que terminavam a escolaridade básica (9º ano). Visavam a formaçăo de técnicos intermédios, altamente qualificados de forma coerente com as prioridades e as estratégias de desenvolvimento local e regional. Para além das disciplinas científicas e socioculturais, os cursos das escolas profissionais continuam a ter uma forte componente de disciplinas técnicas de especializaçăo.
Para jovens com o 9º ano completo que pretendam ingressar no mercado de trabalho e/ou no ensino superior em condiçőes privilegiadas.
Destinado a jovens a partir dos 13 anos com duas retenções no mesmo ciclo ou três retenções em ciclos distintos. Estes cursos conferem o 9º ano.
Em Portugal, tem havido uma preocupaçăo acrescida em dar resposta aos baixos níveis de escolarizaçăo da populaçăo (jovens e adultos). Esta resposta tem-se concretizado quer através da diversificaçăo das vias de educaçăo e formaçăo, quer pelo reforço da oferta de natureza profissionalizante e da exigęncia em garantir melhores taxas de aproveitamento escolar.
As escolas profissionais tem sido as grandes parceiras do Estado e da Comunidade em geral na concretizaçăo deste objectivo.
O ensino profissional em Portugal, como acontece já em alguns países Europeus, é uma das respostas para se atingir com sucesso um tecido económico mais produtivo.